5 Comentários

  1. Os preços mais baixos não aumentaria a demanda dos consumidores?, aumentando assim as vendas?
    E por quê as pessoas compram a rodo no natal mesmo sabendo que em janeiro tudo vai estar mais barato? será que as pessoas não preferem satisfazer seus desejos agora ao invés de no futuro?

  2. Ninguém vai deixar de comprar por isso. O setor de tecnologia é deflacionário há décadas e é o que mais cresce no mundo.

    O que houve foi que os países se endividaram demais e querem diminuir o valor da moeda para pagar menos.

  3. Author

    Olá, Laércio,
    Sim, é verdade que no Natal as pessoas compram mais mesmo sabendo que irá cair o preço na semana seguinte. Todavia, como lhe falei, o valor dos bens para o Natal está atrelado à data de presentear. Faz muito tempo que eu sugiro às pessoas negociarem o presente de Natal para depois da data.
    Mas, no seu caso, o que acontece são as espirais de redução de preços, retração nas vendas, contratação menor, e por ai vai.
    Abraço do Beto

  4. Author

    Olá, Jason,
    Pode até ser que você não deixe de comprar por isso, mas tenha a seguinte imagem: você é um investidor no mercado de imóveis e sabe que a situação está difícil, que o c´redito será mais apertado, que a inadimplência está aumentando, e que os outros investidores para os quais você liga e discute assuntos imobiliários dizem para você que vão segurar as compras. O que você faz?
    Sobre o setor de tecnologia, as pessoas compram o bem da moda. Eu não faço isso, mas a maioria das pessoas quer estar na moda e a moda é comprar o item mais novo. Não se trata de uma irracionalidade propriamente dita, mas de uma “necessidade” psicológica de estar na moda e ser aceito (ou distinguir-se da multidão). Assim, a regra da deflação não se aplica a esses itens, em geral. Assim como a pergunta abaixo sobre o Natal.
    Abraço do Beto

  5. Eu ainda prefiro, investir do que gastar sempre poupar, mas um consumo consciente sempre! Dias difíceis podem surgir a qualquer momento então a deflação realmente não é bom pra ninguém.

Comments are closed.