O que está acontecendo? A inflação caindo e o povo achando ruim? Como pode isso? Estão todos loucos?
Desde que a maioria aqui se entende por gente, a luta contra a inflação é a grande batalha das equipes econômicas dos governos, seja aqui ou alhures. Por que, então, alguém iria se preocupar com uma deflação? Por que surge uma conversa nos meios econômicos de que a inflação “ideal” deve situar-se em torno de 2%?
Muitas perguntas, poucas respostas exatas, mas uma coisa é bem intuitiva: o que você faria se soubesse que semana que vem as coisas estarão mais baratas e que daqui um ano, mais ainda?
Calma com a resposta, porque ela não será deixar de comprar, mas comprar o estritamente necessário naquele momento. Caso contrário, você não vive.
Realmente, a queda dos preços leva os agentes econômicos a postergar suas compras para um momento em que aqueles produtos que podem esperar estejam mais baratos do que agora.
O que um investidor sensato faria nesse momento? Adiaria seus investimentos também, pois sabe que a demanda ficará menor.
Os vendedores perdem, os trabalhadores de determinados setores perdem também, porque haverá menos investimento e, portanto, menos empregos.
Se levarmos em conta que o mercado vive do consumo, a deflação é uma péssima ideia. Por outro lado, se imaginarmos um mundo ambientalmente mais adequado, a deflação seria benéfica para ajudar na redução da produção.
Os preços mais baixos não aumentaria a demanda dos consumidores?, aumentando assim as vendas?
E por quê as pessoas compram a rodo no natal mesmo sabendo que em janeiro tudo vai estar mais barato? será que as pessoas não preferem satisfazer seus desejos agora ao invés de no futuro?
Ninguém vai deixar de comprar por isso. O setor de tecnologia é deflacionário há décadas e é o que mais cresce no mundo.
O que houve foi que os países se endividaram demais e querem diminuir o valor da moeda para pagar menos.
Olá, Laércio,
Sim, é verdade que no Natal as pessoas compram mais mesmo sabendo que irá cair o preço na semana seguinte. Todavia, como lhe falei, o valor dos bens para o Natal está atrelado à data de presentear. Faz muito tempo que eu sugiro às pessoas negociarem o presente de Natal para depois da data.
Mas, no seu caso, o que acontece são as espirais de redução de preços, retração nas vendas, contratação menor, e por ai vai.
Abraço do Beto
Olá, Jason,
Pode até ser que você não deixe de comprar por isso, mas tenha a seguinte imagem: você é um investidor no mercado de imóveis e sabe que a situação está difícil, que o c´redito será mais apertado, que a inadimplência está aumentando, e que os outros investidores para os quais você liga e discute assuntos imobiliários dizem para você que vão segurar as compras. O que você faz?
Sobre o setor de tecnologia, as pessoas compram o bem da moda. Eu não faço isso, mas a maioria das pessoas quer estar na moda e a moda é comprar o item mais novo. Não se trata de uma irracionalidade propriamente dita, mas de uma “necessidade” psicológica de estar na moda e ser aceito (ou distinguir-se da multidão). Assim, a regra da deflação não se aplica a esses itens, em geral. Assim como a pergunta abaixo sobre o Natal.
Abraço do Beto
Eu ainda prefiro, investir do que gastar sempre poupar, mas um consumo consciente sempre! Dias difíceis podem surgir a qualquer momento então a deflação realmente não é bom pra ninguém.