O Alan defende fortemente o liberalismo econômico e põe muita fé na “mão invisível do mercado” descrita por Adam Smith. Alan acredita que em uma situação de crise a coisa se corrige melhor quando o mercado age sozinho.

Um parêntese meu é o seguinte: o problema da distribuição da riqueza é que precisa ser deixado de lado nesse momento, porque será o salve-se quem puder. Mais do que Adam Smith, valem as leis de Darwin (a velha seleção natural). O Governo, que normalmente entra para ajudar os mais necessitados, acaba por interferir na decisão que o “dinheiro” tomaria. A minha intervenção termina aqui.

Alan acredita que a desregulamentação do sistema financeiro e a maior flexibilidade no mercado de trabalho ajudaram os EUA a saírem rapidamente da recessão que sucedeu os ataques de 11 de setembro.

Próxima

Primeira

2 Comentários

  1. Dr. Beto Veiga,

    Vc está muito tucano…hehe

    Afinal, o laissez-fair na economia, é bom ou não?

    Eu, particularmente, concordo com o Alan. Aliás, o livro dele eu tb achei muito bom.

    Vc viu que os problemas lá são meio parecidos com aqui?

    Tem uma parte do livro que ele fala sobre a opinião dos políticos americanos sobre a política monetária dos EUA.

    Ele disse que se vc perguntar para qualquer político, seja ele de qualquer partido, ou de qualquer ideologia, sobre as taxas de juros básicas praticadas pelo FED, independente do nível em elas estejam, todos eles emitirão basicamente a mesma opinião:

    “Que estão ABSURDAMENTE elevadas e que defendem cortes DRÁSTICOS e imediatos”…

    Rá..Rá…

    Parece um país que nós conhecemos…

    Grande abraço.
    Fábio Mendes

  2. Eu gosto de deixar a economia livre quando ela é realmente livre e isso é uma utopia. Sempre os grupos de pressão vão estar atuando (para um lado ou para o outro).

    Quanto aos problemas de lá e os daqui, eu diria que estamos tratando de economia. Não há muito o que diferencie economias capitalistas, principalmente em países que possuem recursos naturais e extensões territoriais semelhantes.
    Eles estão melhores que nós por conta de haverem escolhido um sistema econômico, coisa que parece que não fizemos ainda, e por possuirem instituições mais sólidas (no meu entender decorrente do primeiro fato).
    Abração

Comments are closed.