O Marcos Vinícius tem algumas dúvidas sobre tarifas bancárias e mandou a mensagem abaixo. Vou responder para que outras pessoas que tenham as mesmas questões já sejam atendidas com esta resposta:
Bom Dia….
Andei lendo bastante sobre tarifas bancárias e gostaria de complementá-las com algumas informações:
1. Possuo uma conta-salário no Itaú apenas para receber meu pagamento. Não tenho cheque, cartão (exceto para saque), e efetuo apenas uma retirada por mês.
Existe alguma forma para que eu consiga parar ou reduzir a cobrança da Taxa de Manutenção?? Ou ela também se aplica a conta-salário como conta corrente??2. Esse ano começou a cobrança da Taxa de Renovação Cadastral. Achei um abuso 39,00 a cada 6 meses (divididos em 3 parcela de 19,00).
Qual a finalidade desta Taxa?? Aplica-se também a qualquer tipo de conta, seja salario ou não?? Tem como barrá-la de alguma maneira??3. Possuo uma conta no Bradesco a qual apenas recebo um valor x todo mês. Não é salário e sim uma transferência.
Existe algum tipo de conta (poupança ou semelhante) que eu passa mudar para ela. Que não tenha taxas e esse dinheiro possa render??Agradeço muito a atenção e aguardo respostas para que possar discutir com o gerente e sair satisfeito…
Abraços!
Marcos Vinícius
Olá, Marcos,
Sobre a pergunta 1, creio que você não deveria estar pagando manutenção, porque se trata de uma conta salário e você realiza apenas um saque por mês.
Nesse caso, aconselho que entre em contato com o setor de pessoal da sua empresa e pregunte quais as tarifas que o bancos se comprometeu a isentar (ou as que ele acertou que iria cobrar) para ver se esta tarifa se encontra na lista. Lembre-se que tarifa de manutenção de conta não existe, uma vez que não é permitida a sua cobrança. O que podem estar cobrando de você é uma tarifa de pacote de serviços. Se este for o caso, mande cancelar o pacote.
Quanto à segunda pergunta, como você pode observar no blog, há uma série de questionamentos sobre esta tarifa de renovação de cadastro. A discussão mais recente foi feita na postagem anterior. Eu acho que você pode se livrar dela conforme eu já comentei na resposta anterior: fale com o departamento de pessoal da sua empresa.
Sobre a pergunta 3, se é só para receber dinheiro originário de um depósito mensal, a conta de poupança é uma boa opção. Aconselho apenas que, quando você acumular uma quantia maior de recursos, digamos, uns R$ 15.000, você procure uma aplicação mais rentável, se é que o dinheiro irá passar algum tempo aplicado. Dê uma olhada em algumas postagens como esta que trata de CDB e que tem links para umas outras, ou esta que trata de Tesouro Direto e que também traz uma série de outras postagens associadas.
Abraço do Beto
Márcos, em relação as armadilhas do banco Itaú, não tenho o que dizer, pq jamais serei cliente, mas sendo correntista a 37 anos do Bradesco, tenho conta corrente NÃO OPTANTE(com total isenção de tarifas) há um bom tempo, acompanho semanalmente pelo extrato e mesmo assim as vezes, o Bradesco tenta cobrar alguma taxinha (NO TÍPICO, SE COLAR COLOU), prontamente reclamada ao meu gerente, que acaba devolvendo meio a contragosto. Abra o olho, vc está sendo roubado!
os bancos podem cobrar tarifas ou taxas de prefeituras e fundos municipais.
obrigada.
Olá, Edjane,
Sim, ele pode.
Se você estiver perguntando se o banco tem que receber, depende. O banco precisa ter interesse em receber e, se esse for o caso, firma um convênio com a prefeitura.
Politicamente, a prefeitura também pode “fazer o banco se interessar” em firmar o convênio, principalmente se for a única instituição a ter agência na cidade.
Abraço do Beto
Circular nº 3466, de 11 de setembro de 2009
CIRCULAR Nº 3466
Veda a cobrança da tarifa de “Renovação de
cadastro” de que tratam as Tabelas I e II anexas à
Circular nº 3.371, de 2007, e dá outras providências