2 Comentários

  1. Pois é. A pergunta foi feita e a resposta não veio. Só se fala onde não está mas não diz onde interiormente se encontra.
    Eu discordo do texto pois muitas coisas que “levantam” nossa auto-estima e a autoconfiança vem do lado externo. Não digo na base do consumismo somente. Dou um exemplo de uma pessoa que tem uma arcada dentária feia, evita sorrir, evita encontros com amigos pois isso lhe causa um tremendo desconforto.
    Então é viu na TV que tem uma empresa X que vai lhe “devolver a autoestima”. E pior que devolve mesmo pois a pessoa arrumou seus dentes, voltou a sorrir e a se divertir e tudo, em sequencia, melhorou na sua vida.

  2. Author

    Olá, Otávio,
    Achei muito interessante o seu comentário.
    Sobre onde achar, acredito que você tem toda razão. Não está aqui a resposta. Aliás, vou mudar o título nesse momento.
    O livro apresenta uma série de procedimentos para que se encontre a tão procurada autoestima.
    Quanto ao exemplo, concordo. Há problemas físicos que realmente podem ser corrigidos com cirurgias e que irão proporcionar melhor percepção da própria pessoa quanto ao seu visual. O problema é não voltarmos ao ponto no qual a pessoa passe a imaginar que os outros a estão vendo com outros olhos. Se for este o caso, não se trata de autoestima, mas de aprovação alheia.
    É um tema interessante e voltarei a discuti-lo com a profundidade que ele merece.
    Muito obrigado pela sua intervenção.
    Abraço do Beto

Comments are closed.