5 Comentários

  1. Está na hora dessa Tarifa de Renovação de Cadastro ficar inserida em todos os pacotes oferecidos. Talvez não esteja pelos bancos não saberem o que realmente é a mesma, ou então para passarem a impressão de um preço do pacote mais acessível…até eu me confundi agora, rs!

  2. Author

    Olá, Grande Moisés,
    Parece que os trabalhos dos órgãos de defesa do consumidor têm sido no sentido de acabar com essa tarifa.
    Com relação à sua confusão, aposto minhas fichas na última hipótese.
    Abração do Beto

  3. Beto,

    Que tal abrir um poste especial, a ProTeste entrou com Acão Civil Pública na Justiça Federal do RJ, contra os 11 maiores bancos do país, e contra o Banco Central! Vc já sabe como vai acabar essa novela, né? Não é querer ser pessimista mas tenho informações que o recurso dos bancos e o loby, contra o consumidor pequeno enfim.. fico até triste em constatar que perderemos essa guerra!!!!!!!!!!!!
    abraços amigo!

  4. Author

    Olá, Diego,
    Abro sim. Você tem o endereço com os detalhes desta Ação?
    Abraço do Beto

  5. Beto,
    Posso pesquisar melhor, se vc quiser. Não entenda como elogio e sim, um fato, porque, eu acredito que seu blog esta é bombando todas e alguem importante leu nossa discussão por aqui e ajuízou essa ação. rsrs. fiquei até feliz quando achei a novidade através do google!! A fonte é uma agência de notícias, e foi divulgada a ação na midia no dia 2 de setembro!!!

    “02/09 – 10:37
    Pro Teste pede fim das taxas de cadastro e renovação
    SÃO PAULO, 2 de setembro de 2009 – A Pro Teste Associação de Consumidores ajuizou ação civil pública na 12ª vara da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, contra o Banco Central (BC) e os 11 maiores bancos para suspensão da cobrança das taxas de abertura e renovação de cadastro de contas bancárias. Essas taxas podem custar até R$ 100 por ano para os correntistas. Mas o site do BC informa que o máximo da cobrança pode atingir até R$ 1.200,00.

    A Associação se ampara no Código de Defesa do Consumidor para caracterizar como abusiva a cobrança de ambas as tarifas, pois manter os cadastros atualizados com informações dos correntistas e demais contratantes é inerente à prestação do serviço bancário. Ou seja, faz parte da atividade financeira, e não tem sentido o consumidor pagar por isto.

    Na ação civil pública é pedida a nulidade parcial da Resolução n°3.518/2007 do Banco Central e da Circular n° 3371/07, que autorizam as cobranças. Apesar de o Banco Central, pela Circular n.º 3.371/08, ter estipulado que a cobrança da tarifa de renovação cadastral somente poderia ocorrer quando houvesse efetiva prestação do serviço, os clientes passaram a ser cobrados independentemente da contratação de crédito ou outro serviço. E as cobranças são feitas duas vezes ao ano.

    Para a Pro Teste, os bancos vulgarizaram a cobrança da tarifa, passando a debitar as taxas por utilização de cheque especial, contratação de crédito e até a critério do gerente. A ação foi proposta contra: Banco Central, Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Itaú/Unibanco, Nossa Caixa, Real e Santander.

    (MLC – Agência IN)”

    Abração

Comments are closed.