Vou explicar nesta postagem como eu administro duas contas para gerar uma economia de mais de R$ 1000 por ano só com tarifas bancárias.
Em suma, a ideia aqui é não pagar tarifas bancárias, e ver o funcionamento da Nuconta do Nubank, misturada à minha conta convencional.
Antes de continuar, quero dizer que eu não tenho patrocínio nenhum aqui. E a ideia é exatamente mostrar para você como economizar e eu acho que nenhum banco, seja o que for, gostaria muito que esse conteúdo fosse difundido.
Primeiramente minha conta principal é em um grande banco publico, o Banco do Brasil.
E qual a razão para eu manter essa conta?
Vou listar algumas:
- Segurança – O Tesouro é quem vai acudir em caso de necessidade (isto é, todos nós contribuintes).
- Disponibilidade de pontos de atendimento – Milhares de pontos de atendimento “reais” para quando você precisar ver algum ser humano que trabalhe para o banco fisicamente.
- O gerente não será mandado embora, de modo que se eu não comprar as coisas ele tem menos incentivo de me prejudicar ou para ficar enchendo a paciência.
A propósito, vários gerentes do Banco do Brasil foram grandes amigos e trocamos muitas ideias sobre o funcionamento do mercado financeiro, bem como os vi crescer em suas carreiras.
Mas Beto, como você não paga tarifas em banco?
Eu uso uma regra que foi estabelecida desde 2007, mas que está consolidada em uma outra de 2010, que é a Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 3.919, de 24 de novembro.
O artigo 9º determina o seguinte:
Art. 9º Observadas as vedações estabelecidas no art. 2º, é prerrogativa do cliente:
I – a utilização e o pagamento somente por serviços individualizados; e/ou
II – a utilização e o pagamento, de forma não individualizada, de serviços incluídos em pacote.
Então eu posso escolher entre usar um pacote de tarifas ou pagar apenas pelos serviços que utilizar.
Mas há também “as vedações estabelecidas no art. 2º”, que são os Serviços Essenciais.
Listarei os mais importantes para mim:
Serviços Essenciais (Pacote Grátis)
- (…)
- 4 saques, por mês
- 2 transferências de recursos
- 2 extratos, por mês
- consultas pela internet
- 10 folhas de cheque
Eu faço a opção pelo pagamento de serviços na medida que os utilizo, e gasto a minha cota mensal de serviços essenciais.
Eu fiz este vídeo contando a história em detalhes. Se quiser ver também!
Mas, para que você utiliza a Nuconta do Nubank?
Eu uso para fazer pagamentos e transferências. É uma conta de passagem.
Como você viu, eu não tenho acesso a mais do que 2 transferências por mês, e todas têm que ser dentro do próprio banco do Brasil.
Como eu faço transferências para corretoras e de outras pessoas que também não têm conta no banco do Brasil, eu uso o Nubank para isso.
E como eu faço?
Porque, se eu recebo o dinheiro pelo banco do Brasil, para passar para o Nubank eu teria que pagar.
Eles têm uma função de transferência que é por meio de pagamento de boleto.
Todos os bancos, inclusive os digitais ganham dinheiro com crédito. Como eu não faço operações de crédito,tadinhos deles, deixo o mínimo de dinheiro, e transfiro só o suficiente para pagar as contas na véspera.
Não abordo aqui a questão dos riscos dos bancos digitais e das instituições de pagamentos, que ficam para outra oportunidade, mas, do ponto de vista prático, alerto para o cuidado que você tem que ter na hora de escolher um. Como esses bancos, por definição, não têm agências e, muitos deles, nem atendimento telefônico, você tem que usar com muita atenção para não ficar em apuros.
Quero até dizer que, antes de escolher um banco digital para abrir conta, verifique o nível de reclamações junto ao Banco Central. Tem outras instituições, como o Reclame Aqui também que devem ser consultadas para você ver o tratamento que eles dão aos clientes que reclamam, em que pese o fato de que, se a pessoa reclama no banco, nem deveria ter que recorrer a entidades externas, como é o caso do Reclame Aqui. Deveria ter o problema resolvido diretamente no contato com o banco.
#nuconta #nubank #contadigital #BB #nucontavaleapena #nubankvaleapena
#tarifasbancárias #pacotedetarifas #pacotedeserviços #comoeconomizar #tarifasbancárias
O BB cobra transferências para o BB investimentos, no caso de títulos do tesouro direto? Se sim, são muito altas ou estão na média do mercado?
O BB cobra transferências para o BB investimentos, no caso de títulos do tesouro direto?
Olá, Gabriel,
Não, o BB não cobra. A conta corrente do BB funciona como se fosse a conta da corretora, que na realidade é a BB Distribuidora.
Abraço do Beto