O Guilherme me escreve perguntando o seguinte sobre a aplicação em um fundo visando o futuro das filhas:
Oi Beto, estou sempre acompanhando o seu blog. Parabéns pela qualidade das postagens.
Estou para tomar uma decisão financeira e gostaria de compartilhá-la com vc.
Quando minha primeira filha nasceu fiz uma previdência privada para arcar com possíveis custos de faculdade. Ela está com 2,5 anos (na época o corretor sugeriu que o plano fosse conservador).
Agora nasceu minha segunda filhinha. Quero fazer um investimento com o mesmo objetivo. Mas acho que poderia ser diferente dessa vez. Estou pensando em aplicar um capital (da ordem de R$ 5mil) em um fundo de ações. Como trata-se de longo prazo, estou atraído pelo fundo Ágora Opportunity Lógica II FIC FIA que tem a seguinte descrição: investe, principalmente, no mercado de ações brasileiro, em empresas com potencial de crescimento de médio e longo prazo, sem necessariamente buscar correlação com o Ibovespa. O fundo pode utilizar operações com derivativos visando proteger ou potencializar o retorno da carteira, inclusive com alavancagem.
A taxa de adm é de 0,5%.
Você acha muito agressivo de minha parte ?
Informo que a maior parte de minha reserva está em CDB e imóvel.
Desde já agradeço,
Guilherme
Caro Guilherme, muito obrigado pelo elogio ao blog e pela sua confiança em compartilhar esta sua decisão financeira.
Primeiramente, acho que você é bastante disciplinado, principalmente por manter desde cedo uma poupança para seus filhos e, além disso, ser capaz de constituir reservas para você também.
Quanto ao fundo, há algumas coisas que você precisa saber. A primeira delas é que a taxa de administração (TA) não é bem essa que você está pensando, pelo menos para sempre.
Este fundo da Ágora pega seu dinheiro e aplica em um outro fundo. Na realidade ele é um FIC, isto é, um fundo de investimento em cotas (leia mais sobre fundos aqui). Isso quer dizer que o fundo da Ágora simplesmente capta os seus recursos e compra cotas do fundo do Opportunity denominado Lógica II (este sim um fundo de investimentos em ações).
O valor máximo de TA do Logica II é de 4,0%. Veja aqui.
Se você prestar atenção um pouquinho no próprio site da Ágora, verá que a TA está como 0,5%, mas descendo um pouco os olhos, notará que há uma menção a “Taxa de Administração máxima de 4,5%”.
Nesse aspecto, vale uma consulta detalhada à Ágora para que ela esclareça se isso é alguma promoção, ou se a TA está temporariamente reduzida. Ela não pode divulgar uma coisa e cobrar outra. Aliás, como ela aplica em outro fundo, que é o do Opportunity, não há como cobrar menos do que o fundo original. Nesse caso, creio que ela cobre 0,5% atualmente, porque antes eram 4,5% (0,5% para ela e 4,0% para o Opportunity). A Ágora não pode divulgar uma taxa menor do que a do fundo em que aplica.
Outra característica deste fundo é que ele não é só de ações. Ele trabalha também com derivativos, o que pode expor a risco maior do que o devido.
O prospecto, que você deve ler, bem como o regulamento (leia as letrinha miúdas da lâmina também), indicam que o patrimônio do fundo está exposto a risco integral, ou seja, você além de poder perder todo o dinheiro investido, também pode ser chamado a cobrir perdas superiores ao que aplicou (isso mesmo, perde tudo e ainda tem que pagar mais). Esta é uma situação pouco provável, embora possível e, se acontecer, você não vai poder alegar que não sabia.
Na minha singela opinião, você deveria procurar um pouco mais, tentando manter-se em um fundo de ações estrito, com a menor TA possível, tendo em vista tratar-se de uma previdência para suas filhas. Se fosse um recurso seu que você pretendesse expor a maior risco, seria uma opção.
Para os demais leitores, esta postagem serve para dar uma ideia de como fazer para avaliar um fundo de investimentos, principalmente no que se refere à sua estratégia e à taxa de administração. Lembrem-se sempre: antes de investir, leia o prospecto e o regulamento. Estará tudo lá. Aquilo que lhe soar estranho, tire a dúvida com alguém do fornecedor, pedindo sempre o retorno por escrito se for fechar negócio, e verifique a informação com um terceiro em quem confie.