O que é ADR, dado que as principais estrelas da bolsa de valores brasileira têm isso?
Antes de definir o ADR, vamos à parte final da sigla, que que dizer Depositary Receipt (DR).
O DR é um recibo de depósito de ações, isto é, um documento que atesta a existência de uma quantidade determinada de ações de uma certa companhia depositada sob a guarda de um custodiante. Esse recibo pode ser negociado em bolsa de valores.
Os DR mais comuns são os American Depositary Receipts – ADR, que representam ações de empresas não norteamericanas negociadas nas bolsas dos Estados Unidos, com cotações e pagamentos de dividendos em dólares.
Para facilitar a negociação, cada DR representa uma quantidade fixa de ações da companhia em questão.
Vamos ilustrar a emissão e o cancelamento de um ADR:
Emissão:
a) o corretor, nos Estados Unidos, submete a ordem de compra a uma corretora no Brasil, que adquire as ações equivalentes à quantidade de ADR multiplicada pelo índice (número de ações da companhia para cada recibo);
b) as ações são depositadas no banco custodiante;
c) a agência americana do banco custodiante recebe o aviso de depósito, emite um novo recibo (ADR) e o entrega ao corretor nos Estados Unidos;
d) o corretor liquida a operação física e financeiramente.
Cancelamento:
a) o corretor devolve os ADR à agência americana do banco custodiante e solicita o cancelamento;
b) a agência autoriza o banco custodiante a liberar as ações;
c) o custodiante libera e entrega as ações conforme instruções.
A emissão de ADR para negociação em bolsas de valores nos Estados Unidos submete a empresa brasileira a processo de autorização da autoridade reguladora do mercado de capitais daquele país.
Muito bem, emitido o ADR, por exemplo, as ações de uma companhia brasileira como a Vale ou a Petrobrás podem ser negociadas no mercado dos Estados Unidos, como se fossem uma ação normal, com a diferença de que, em vez de adquirir as ações, o investidor compra um recibo que atesta que aquelas ações estão guardadas no Brasil e, a partir da aquisição, são de sua propriedade.
Sua clareza e foco na explicação tornou esse pequeno artigo muito claro, sem entrar muito em detalhes, você teve exito na sua abordagem sobre o tema..parabéns e sempre que puder publique anuncios assim!!!