A questão dos dividendos é muito delicada, porque exige um bom entendimento do funcionamento das coisas.
Muitas vezes as pessoas ficam sofismando, isto é, ficam fazendo afirmações verdadeiras sobre premissas falsas, o que torna a conversa impossível.
Eu tenho o péssimo hábito de só aplicar em ações (o que são ações) que tenham bons fundamentos. Promessas não fazem muito o meu gênero. Gosto do que já está comprovado, notadamente em função do meu perfil conservador.
Assim, quando alguém fala: “uma ação que paga bons dividendos é interessante porque se o preço cair você tem os dividendos…” carece de profundidade. O cara até tem os dividendos, mas houve uma perda, dependendo do foco que tenha sido atribuído à análise.
Infelizmente, eu também não vou me aprofundar muito neste comentário de hoje, mas eu quero dizer que se aplico em ações que pagam bons dividendos eu quero os dividendos.
A relação dividendo/preço, que tem o nome em inglês de dividend yield, isto é, qual o percentual de dividendos em relação ao preço da ação, varia diariamente em função da variação do preço. Eu falei disso na postagem Dividendos e os preços das ações.
Por esta razão, se for investir em dividendos, pense neles. Se for investir em preço, pense neles (preços).
Opa, parece que isso foi uma recado direto para a ELPL, haha, mas acho importante corte nos dividendos as vezes para reestruturação e reposicionamento, assim como para crescimento.
Claro que um dividendo da uma boa seguranaça, mas algumas modificações na politica de distribuição são compreensiveis e as vezes até conservadoras. Concordas?
Olá, Felipe,
Sim concordo. O problema é que o investidor pode não ter isso em mente.
De qualquer forma, a distribuição de dividendos não é necessariamente uma prática vantajosa para o investidor.
Abraço do Beto
Beto, realmente este “papo” de dividendos é muito interessante, porém acho muito complexo encontrar em “algum lugar” a porcentagem paga mensal/anual de dividendos para que possamos tomar a melhor decisão. Normalmente encontro um número “picado” que tem que multiplicar por outro. Enfim, nada prático. Você pode me ajudar neste sentido? Por exemplo: Se eu investir 10.000,00 em ações do Itaú ou Bradesco ou Gerdau ou.. etc. etc. “qual porcetagem” receberei mensal/anual? Onde está esta lista meu amigo Beto (rsrsrsrs)?
Olá, Marcos,
Você é um ótimo gerador de postagens.
Aguenta as pontas que vem coisa por aí.
Abraço do Beto
Ok Beto. Obrigado. Estarei aguardando com bastante expectativa o seu post sobre este assunto. Um abraço. Marcos Baroni