101 Comentários

  1. ola boa tarde:gostaria de saber o que e neoliberalismo quero entender melhor

  2. Author

    Olá, Madeleine,
    Queria saber qual é a sua dúvida para explicar melhor.
    Abraço do Beto

  3. olá beto, é um prazer conhece-lo, queria agradecer você, por ter me ajudado, em um trabalho de escola particularmente dificil sobre o neoliberalismo. o prof de geografia passou sem nenhuma base, e a sua explicação sobre a relação estado e neoliberalismo, foi muito importante já que o tema do meu trabalho era ” o que representa o neoliberalismo para o estado e a iniciativa privada”, tenho quase certeza que com a ajuda de um professor de economia conceituado como você, tirarei uma bela nota 10. estou no 3º ano do ensino médio e me interesso muito por economia e politica, mesmo não sendo fera em matemática. valeu mesmo.

  4. Author

    Olá, Paloma,
    Muito obrigado pelo seu comentário! Você é uma pessoa muito gentil.
    Desejo sucesso para você.
    Abraço do Beto

  5. Olha só Beto,eu ainda acho q o nosso País Brasil é um pouco neoliberal;porque se existe monopólio, então ainda é neoliberal.Concorda comigo?

  6. muito obrigado por fazer esta pagina Beto, procurei por varios lugares o que é o neoliberalismo e só achei aki uma boa explicação

  7. beto,voce precisa ser,claro e objetivo beijos.

  8. Author

    Olá, Laise,
    Obrigado pelo comentário. Vou procurar sê-lo.
    Abraço do Beto

  9. seu texto é legal

  10. “Who is John Galt?”

    O último parágrafo é sensacional: “…tão impróprio quanto…”

    Mais uma vez parabéns!

  11. Boa Tarde, estou com uma dúvida: quais as características do neoliberalismo destacando a contradição entre um modelo que pressupõe a não intervenção do Estado nas relações comerciais e de produção, defendendo a desregulamentação, as privatizações a abertura dos mercados para a concorrência internacional, e a política paternalista de Vargas, em que o poder fica concentrado nas mãos do Estado e a modernização econômica se dá sob um pano de fundo nacionalista.
    Obrigado.

  12. Estou com uma dúvida: quais as características do neoliberalismo destacando a contradição entre um modelo que pressupõe a não intervenção do Estado nas relações comerciais e de produção, defendendo a desregulamentação, as privatizações a abertura dos mercados para a concorrência internacional, e a política paternalista de Vargas, em que o poder fica concentrado nas mãos do Estado e a modernização econômica se dá sob um pano de fundo nacionalista.
    Obrigado.

  13. Author

    Olá, Jansler,
    De certa maneira, é mais ou menos uma derivação do que está escrito no texto. Lá você encontra material para chegar às suas próprias conclusões.
    Abraço do Beto

  14. oi beto,parabens vc é excelente no q faz.Sou estudante na formação de docencia ,procurei por neoliberalismo ,e graças a deus ,existe vc, para me ajudar à entender melhor este assunto .obrigada

  15. Você diria que o governo brasileiro da última década foi neoliberal?

  16. você diria que o governo brasileiro da última década é neoliberal??

  17. Author

    Olá, Silvani,
    muito obrigado.
    O retorno é muito importante para mim.
    Abraço do Beto

  18. Author

    Olá, Hellen,
    Muito obrigado pelo seu comentário.
    Eu creio que eles, ainda que assustados com o rótulo, que parece pejorativo, tentaram usar políticas que se assemelham ao neoliberalismo.
    Abraço do Beto

  19. ACREDITO QUE NO BRASIL O NEOLIBERALISMO SE RESUMIU MAIS PRECISAMENTO NA PRIVATIZAÇÃO DE ALGUMAS EMPRESAS E ABERTURA PARA CAPITAIS ESTRANGEIRO, POR ISSO, NÃO É ERRADO DIZER QUE NO BRASIL O NEOLIBERALISMO FICOU SO NO APELIDO OU SEJA NO NEO.

  20. Olá Beto, gostaria de saber se o Brasil atual é um pais capitalista neoliberal. Se sim, por quê? Obrigada!

  21. Author

    Olá, Luana,
    Eu diria que parcialmente (sim).
    Porque, ao tempo em que deixa o mercado agir, tem uma atuação muito forte do Estado.
    Abraço do Beto

  22. Olá, Beto. Vejo que o neoliberalismo é difícil de se aplicar num país como o Brasil, pois aqui o governo mete a mão em tudo e cobre impostos abusivos, o que impede a competição livre do mercado. Pelo que vejo o regime econômico brasileiro se assemelha ao regime fascista, onde há um domínio do governo e a economia privada existe nas medidas da necessidade do Estado. Portanto neoliberalismo é algo que na prática não existe no Brasil, pois para isso teria que ter uma diminuição da intervenção do governo e a diminuição dos impostos e o rumo que o país está tomando é inverso.

  23. Author

    Olá, Maria da Graça,
    Bom que tenha contribuído ao seu aprendizado sobre neoliberalismo no brasil.
    Abraço do Beto

  24. Gostaria de saber pq alguns autores afirmmam q o SUS esta na contra mao do Neoliberalismo ?

  25. Obrigado me ajudou muitooooo

  26. Beto eu gostaria de saber se o neoliberalismo chegou ao fim? e se chegou, quando foi? Porque sabemos quando os ideais neoliberais começaram a influenciar as políticas macroeconômicas, mas não sei e chegou ao fim. abçs

  27. Author

    Olá, Cleber,
    Não creio que chegou ao fim. Sempre há oscilalções entre modelos econômicos.
    Abraço do Beto

  28. Boa tarde Beto Veiga! Gostaria que tirasse uma duvida, sobre ( Politica Social no Brasil relacionado com a corrente Neoliberal).

    Att:
    Marcelia.

  29. Olá, sua explicação está errada. Pois o neoliberalismo pregava a NÃO intervenção do estado!!

  30. Beto fiquei confuso na sua conclusão nos parágrafos que iniciam com “Finalmente” e ” Poderíamos dizer”, que refere-se a existência do Neoliberalismo, no primeiro paragrafo você refere-se ao Neoliberalismo como inexistente no mundo, porém relata posteriormente que no Brasil a economia é quase Neoliberal.

    Poderia me explicar melhor essas conclusões (:

    Trechos que me refiro:
    “devido a falta de regulação eficiente em todo o mundo, não vejo um só lugar onde exista o neoliberalismo.”

    “Poderíamos dizer que no Brasil vigora quase uma política neoliberal, “

  31. Author

    Olá, Mariana,
    O Liberalismo prega a não intervenção. O Neoliberalismo prega a regulação e o apoio social leve. Mas o conteúdo está aí para ser debatido.
    Abraço do Beto

  32. Author

    Olá, Alex,
    É exatamente isso. O Neoliberalismo puro inexiste. O do Brasil também. Inexiste, por isso que utilizei o “quase”.
    Abraço do Beto

  33. Olá Beto Veiga! Como os demais não discordo do valioso material que você tem nos fornecido. Mas, crendo eu na maturidade que você transpira, devo implorá-lo por mais simplicidade, na digitação. Como leigo que sou, desejo com mais facilidade e rapidez, poder ler mais que um texto seu.
    Reafirmo, é uma mina de ouro, tudo, sem ressalvas. Mas é frustrante não poder compreender tudo, como anseio.
    Obrigado!

  34. Boa noite Beto.
    Gostei muito de seu comentário. Demonstra racionalidade e conhecimento.
    Particularmente eu sempre associei o neoliberalismo às condições vividas pelos trabalhadores da Inglaterra na Revolução Industrial, e temo ver essa desigualdade novamente na nossa civilização dita “racional”.
    Bem verdade que para um mercado saudável é necessário haver consumidores com poder de compra e concorrência.
    Espero podermos dialogar bastante sobre o assunto, pois tenho muito o que aprender com você.
    Abraço fraterno.

    Victor Alexandre.

  35. Author

    Olá, Victor Alexandre,
    Muito obrigado por seu comentário.
    O neoliberalismo é algo dos anos 40 do século passado. Bem mais novo que a revolução industrial. Aí o pessoal resolveu atribuir a tudo o que não seja socialismo, a qualificação de neoliberalismo. Tudo bem, fazer o quê, não é?
    Não creio que tenha muito o que ensinar, embora o tenha para aprender.
    Abraço do Beto

  36. Excelente análise, apesar de pouco densa (mas creio que a sua intenção seja exatamente sintetizar e panoramizar o tema). É fundamental abdicar do senso comum. abraços.

  37. Author

    Olá, Rafael,
    Agradeço seu comentário e peço que aponte os trechos obscuros para que eu trabalhe mais sobre eles.
    Abraço do Beto

  38. Obrigado pelo excelente esclarecimento, Beto Veiga.
    Cansado de ser chamado de neoliberal nas redes sociais, como se fosse um xingamento, vim aqui rever no seu blog este belo conceito. E qual não foi minha alegria ao reconhecer a idéia que sempre tive sobre esta doutrina. Acontece que a grande maioria de militantes do governo associa a a palavra neoliberalismo às desprivatizações feitas pelo governo tucano, como a da telefonia, etc. acabando com certas reservas de mercado que só atrasavam o desenvolvimento tecnológico do país. Acham isso uma afronta, o que os coloca na retrógrada idéia do controle estatal, ou seja comunismo. Concorda mestre?

  39. Na minha opinião esta politica e muito ruim ao brasil pois eles colocam o preço e cabe melhor a eles.
    O que você entende sobre isto?

  40. QUERIA SABER,QUEM INICIO, O NEOLIBERALISMO NO BRASIL.

  41. Muito boa sua analise, pena que não entendi muito bem o conceito e o neoliberalimo no Brasil. Queria muita que me explicasse novamente com palavras simples para minha compreensão. Desde já, agradeço Beto.

  42. Beto quais são os limites do neoliberalismo no Brasil ?

  43. Author

    Olá, Joana, Não entendi o que você quis dizer com limites do neoliberalismo.
    Abraço do Beto

  44. Olá Beto, boa noite!
    Estou em fase de produção do TCC e um dos pontos que serão levantados é a questão do repasse de verbas para as Políticas Públicas Sociais, mais especificamente para a Política Educacional. Pois bem, gostaria que você me explicasse melhor acerca do que o Neoliberalismo vem interferir e/ou influenciar no âmbito da educação brasileira, atualmente.
    Desde já, agradeço-te pela atenção!

  45. Oi eu gostaria de saber
    Um fato que ocorre hoje no brasil e que demonstre a politica neoliberal do governo

Comments are closed.