7 Comentários

  1. Beto, boa noite, o que vc sugere com a atual economia hoje e com as taxas do TD despencando, LTN o NTNB, ambas com o objetivo de no máximo 5 anos, eu comprei hoje parte de uma LTN, não acredito que a inflação será muito alta em 2012. E vc, o que acha?

  2. Author

    Olá, Ricardo,
    Eu concordo com você. Acho que a inflação será mais baixa no ano que vem, mas não tenho informação suficiente para afirmar isso com mais profundidade.
    Quem comprou na semana passada vai ficar sorrindo por um bom tempo, eu acho.
    Quem comprar agora ainda ganha um bocadinho.
    Abraço do Beto

  3. Pois é Beto, o IPCA acumulado (http://www.portalbrasil.net/ipca.htm) para quem comprou titulos no começo do ano está em 4,03%, a taxa da NTNB Principal para 15052015 era de 6,10% no dia 03/01/2011, até agora a rentabilidade deste titulo é de 7,42%, contra uma LTN 01012013 comprada no mesmo período, que era de 12,34% e até agora rendeu 8,07%, para esse ano mesmo com a inflação nestes patamares ainda compensou a LTN (não sei se estou certo) e acredito que até para 2012 é uma boa, como essa LTN vence em 2013 acredito que quem comprou vai sair no lucro, quanto a NTNB Principal, estou no mesmo barco que vc, não tenho informações suficientes para garantir queda de inflação e juros, o contrário da crise de 2008, para 2012 e pior ainda até 2015, assumo prêmio do risco nessa LTN com vcto para 2014 que comprei, vamos ver no que dá.

    Abraço

  4. Ola Beto!

    Uma duvida que me surgiu agora vendo o comentario do Ricardo:
    Ao comprar um titulo do tesouro direto, voce recebe a rentabilidade desde que o titulo foi lancado ou desde quando voce comprou o titulo?

    Pois, pensei que não me adianda de nada saber a rentabilidade destes titulos no ano, sendo que eu comprei em junho, por exemplo.

    Abraço

  5. Ola Fabrício, talvez eu possa contribuir para sanar sua dúvida:

    Ao comprar um titulo do tesouro direto, voce recebe a rentabilidade desde que o titulo foi lancado ou desde quando voce comprou o titulo?

    Resposta: Desde o dia em que o título é debitado em sua conta corrente, se vc comprar um título NTNB Princ. hoje, com vcto para 15/05/2015, vc vai receber os 5,94% préfixado mais a variação do IPCA deste período (20/08/2011 a 15/05/2015), lembrando que se vc vender o título antes também não receberá o pré-fixado totalmente, vc só recebe a parte prefixado de uma NTNB principal por exemplo, se levar o título até o fim, pois é 5,94%aa e não ao mês.

    Pois, pensei que não me adianda de nada saber a rentabilidade destes titulos no ano, sendo que eu comprei em junho, por exemplo.

    Resposta: Adianta a nível e informação e análise de mercado, por exemplo se nos últimos 12 meses a NTNBP que eu citei rendeu 13,58 %aa (atualizado no dia 20/08/2011) e uma LTN 01012013 rendeu 11,31% e a variação do IPCA ficou em 6,87% por exemplo, neste período, na sua NTNBP vc receberá este percentual, 6,87% acima da inflação, ou seja, ganho real, enquanto que na LTN seria 11,31% – 6,87% = 4,43% de ganho real, ou seja, a inflação comeu boa parte dos teus ganhos, vc perdeu de ganhar dinheiro, logo daqui pra frente se vc não analisar o cenário atual e a projeção não vai conseguir comprar bem.
    No entanto tenho aprendido que não há como vc advinhar os acontecimentos do mercado, hoje a projeção de Juros é de baixa, se realmente vai acontecer não sabemos pois o mercado externo pode melhorar e os juros começarem a subir novamente, ou pode piorar e os juros baixarem.Tudo é possível, e saber a rentabilidade do titulo nos útimos 12 meses te dá o conhecimento sobre como pode render este titulo em cenários piores ou melhores num futuro próximo em relação a este período passado.

    Abraço

  6. Author

    Olá, Ricardo e Fabrício,
    Quero dizer que a resposta do Ricardo foi espetacular. Não teria nada a acrescentar de relevante, apenas detalhes dispensáveis.
    Enfatizo apenas a parte final do texto do Ricardo. Não há como saber. Esta é a grande certeza que se pode ter!
    Abraço do Beto


Comments are closed.