2 Comentários

  1. Bueno! Sempre digo que banco bom é aquele da praça, que te dê conforto na hora que tu vais descansar um pouco, sentando…..

    Para mim, banco é como um bolicho, como uma boutique, que pratica preços maiores do que realmente deveriam ser. E aí, compra quem quer, paga quem quer comprar ali….

    Em Porto Alegre conheço três shoppings: o primeiro de todos: o Iguatemi, que tem mais de 20 anos. Do lado deste, dividido por apenas uma rua, está o Bourbon, tão grande quanto o Iguatemi. Nestes dois tu encontras tudo o que tu precisas…. e estes dois são conhecidos por quase toda a população!

    Mas na frente dos dois existe um terceiro, que QUASE NINGUÉM CONHECE. É um SHOPPING FINANCEIRO…. Um escritório (da Dérivés), uma afiliada da XP Corretora. Saí do sistema financeiro tradicional e negocio meus trocados todos por ali (cotas de clubes de invetimentos; fundo imobiliário e logo logo, planos previdenciários).

    Agora estou finalizando a portabilidade (a segunda) dos meus planos previdenciários (meu, esposa e duas filhas), pois, na Icatu, os rendimentos cumulativos, via comparativo feito por eles (Dérivés) eram menores do que os fundos DI. O carregamento era bem menor do que no Bradesco onde abri estes planos em 2008 (carregamento de 5% e taxa administrativa de 3% a. a.). Na Icatu, o carregamento é de 2% para as filhas (que contribuiam com R$ 168,00 cada mensalmente; 1% para mim com mensalidade de 280,00 e nada para a esposa que contribuia R$ 560,00 (0%). Mas a taxa administrativa é de 2% a. a.

    Creio que isto vai mudar aos poucos, tal como é aos poucos que a educação financeira entra no rancho (residência) das pessoas. Mas isto ainda vai levar muito tempo, o que é normal num país que prioriza o consumo a qualquer preço!

    Baita abraço

    Valdemar Engroff – o gaúcho taura

  2. Author

    Caro Valdemar,
    Não canso de dizer que é uma honra para mim contar com a sua assinatura do blog.
    São comentários que me instigam a refletir sobre temas realmente importantes para o mundo.
    Diante disso, quero dizer que estou devendo uma orientação geral sobre aposentadoria para você e sua família, que poderá ser utilizada por todos aqueles que assim o desejarem.
    Abraço do Beto

Comments are closed.