Muito bem, naquela postagem nós vimos que a empresa que você montou está proporcionando uma taxa de retorno de 40,5% ao dia e nem o Bill Gates viu nada igual. O que você faz então, com tanta rentabilidade? Vamos discutir duas possibilidades:
a) expandir os negócios; e
b) não expandir por falta de mercado.
Se você expandir os negócios, os lucros que foram gerados pela empresa podem ser utilizados para a aquisição de novas caixas de isopor e de novos estoques de refrigerante para comercializar.
Será que se alguém lhe perguntasse se, em vez de expandir, você não queria gastar o dinheiro, ou investir num fundo de renda fixa? Certamente a sua resposta seria “não”. Conhecendo o mercado da forma como você conhece, não valeria a pena perder a chance de transformar os lucros em mais negócios e gerar lucros ainda maiores.
A situação “b”, poderia acontecer caso, em vez de comprar apenas 24 refrigerantes, passasse para 48 e, como resultado, não tivesse vendido nenhuma além dos 24 que já vendia, denotando que aquele ponto de ônibus não gerava demanda superior.
Nesse caso, imaginando que todos os demais pontos de ônibus da cidade já estivessem ocupados, sua única saída seria pegar os lucros que estavam na mesinha “reserva de lucros acumulados” e gastar ou aplicar em um CDB (ou em fundos de renda fixa, Tesouro Direto, etc.).
A empresa do caso “a” não tem motivos para pagar dividendos, enquanto a “b” não tem outra opção.
Dito isso, preste muita atenção quando for olhar as empresas que pagam muitos dividendos. Verifique o motivo para que isso esteja acontecendo. Veja as perspectivas de futuro da empresa.
Veja este vídeo sobre o tema: