Resolvi publicar estes relatos da Monique sobre suas ações no que se refere à tarifa de renovação de cadastro:
Enfim, consegui que a pensão da minha filha fosse depositada no BBrasil, este mês já caiu nesta conta. Hoje também fui no itau, pedir o histórico de movimentação financeira, com outra funcionaria, uma novata. Amanhã vou pegar o tal histórico, onde comprova que a pensão entrava como depósito, ao qual tenho direito e o itau não poderia me cobrar nada. Só que a “esperta” da gerente de contas me disse que não é propriamente um deposito e sim uma “transferencia bancaria” e por esse motivo que é “cobrado” de minha conta a famigerada manutenção, além é claro, da tal renovação cadastral.
Então, estou só juntando munição para pedir a restituição de toda a tarifa que foi cobrada sem motivo real. No juizado de pequenas causas, apesar de já saber que vai demorar, mas com certeza vou receber tudo e mais um pouco.
Ah, e amanhã vou finalmente ENCERRAR esta conta “comum” na qual recebo o meu minguado salário, e pagar pra ver. Segundo a Secretaria onde sou lotada, a obrigação de abrir uma conta-salario é do itau, pelo que foi firmado no convênio. Ou resolver de que jeito vão me pagar. Me aguardem!
Esqueci de dizer: o BBrasil, no qual consegui abrir uma conta, sem pagar nada, já telefonou pra pedir pra mim escolher uma adesão. É pra rir!
Disse para a funcionária, que não quero, obrigada, vou ficar somente com os serviços essenciais, que não são cobrados. Ainda bem que risquei o “N” bem grande no contrato de pacotes e serviços e agora que a conta já foi aberta, não tem como me cobrarem.E nem tem como eles encerrarem a conta, quem mandou abrirem…
Quiseram bancar os espertos deixando em branco a opção para depois preencherem, se deram mal.
Abram o olho, gente!
É isso aí, Monique. Estamos esperando aquele “manual” que você prometeu. Acho que vai ajudar muita gente.
Abraço do Beto
Monique, se você efetuar uma transferência de valores da sua conta-salário (dentro da mesma instiuição ou para outra), ela deixará de ser salário. Acho que conta-salário sem tarifa (isso é, SEM COBRANÇA DE QUALQUER TIPO DE TARIFA), é válida para um saque único do valor total do depósito (= salário). Neste casó, seria um saque avulso. Atualmente, para empresas privadas, o cliente escolhe para qual banco a quantia vai, ou ficar no mesmo banco, se for de seu interesse. Para órgãos públicos, apenas com convênios firmados com as instituições. Ou seja, quem realmente não sabe o que é conta salário, fica pagando manutenção da conta comum, sem ‘saber”.
É isso aí, Moisés,
Abraço do Beto
Moisés, obrigada pelo seu comentário, mas o problema é que o itaú não abriu conta-salário para nenhum funcionário, simplesmente “empurrou” uma conta comum, passível de cobranças para todos, e para “adoçar” entregou um documento, o qual eu guardei, lógico, dizendo que SE nós fizessemos 2 saques, 5 extratos mensais, teríamos a isenção da tarifa mensal.
E mais, que durante os seis primeiros meses de abertura da conta, poderíamos usar todos os serviços à vontade, sem pagar nada, veja só.
É como o drogado, que recebe as primeiras doses gratis do traficante, que depois começa a “cobrar” pelo serviço, pois nada é de graça.
Então, quando acabou a “lua-de-mel” dos seis meses, começaram a cobrar a tal manutenção mensal no valor de 19,50 reais e aí fui a agencia falar com um gerente, educadamente (pois com grosseria não se consegue nada), e assim foi o meu primeiro estorno e também consegui que a tarifa baixasse para 8,00 na época (hoje estaria pagando 8,50 se deixasse alguma sobra na conta).
Era meu direito segundo o contrato, tirar cinco extratos, mas quando isso acontecia…lá vinha a cobrança da manutenção!
E assim, tenho vivido, me aborrecendo todos os meses, não pelo valor descontado, mas sim pelo abuso de cobrarem por serviços não prestados.
A gota d’água foi a cobrança da tal renovação cadastral de 78,00 reais anuais. Pode? Claro que nãoooo!
Começei a pesquisar na NET, encontrei o nosso Anjo das Finanças, o Sr. Beto, que tem me orientado, assim como a todos que o procuram, desesperados, por verem seu minguado salario comido por tarifas!
Hoje, senti um alívio enorme ao ENCERRAR esta “conta comum” e agora estou pagando pra ver no que dá: o meu salário vai ter que ser pago de alguma forma, e não vou aceitar mais nenhum desconto no meu salário. A contituição federal, no qual é baseado o estatuto do servidor municipal, diz que: Artigo 7, inciso X, retenção dolosa de salário…”
Hoje fui coagida de diversas formas pela gerente da minha conta, entre as pérolas que a mesma disse, foi: você não pode encerrar a conta…como vai receber seu salário…vai ser bloqueado seu pagamento…blábláblá. E, pasmem, disse que ia sair para almoçar, se levantou e foi embora, dizendo que a sua colega da mesa ao lado iria me atender.
Eu tenho certeza que ela não queria era assumir essa bronca…cliente encerrando a conta é um mal négócio para o banco…falta de conpetencia de quem fez o encerramento…não conseguiu convencer o cliente…blábláblá.
Coitada da outra gerente, outra uma novata, ficou “apavorada”, tentou recusar me atender, e e outra cliente que estava esperando também. Ao final, preencheu a papelada, me deu uma cópia assinada e carimbada por ela. Também veio com a mesma conversa da outra: você não vai receber seu salário…vai ser bloqueado…etc.
Saí da agencia aliviada, parece que tirei um peso enorme dos ombros!
O itau não perde por esperar, sabe por quê? Lá no meu serviço e na secretaria toda, já se espalhou o meu caso, e todos estão ansiosos para trilhar o mesmo caminho, aberto por mim, ninguém quer se feito de bobo, mas a maioria tem medo das falsas ameaças…da coação.
Lei é lei.
Vamos ver no que vai dar!
Um abraço grande, para você, Moisés, e um especial, para o meu mentor e orientador, Beto.
Aguardem os proximos capítulos…
Cara Monique,
Vou acabar ficando ainda mais bobo com os seus elogios.
A batalhadora nesse caso é você.
Eu tenho certeza de que o seu caso é muito mais elucidativo e muito mais pedagógico do que qualquer outro comentário que eu faça aqui.
Vou postar esse comentário para iniciar uma discussão sobre a conta salário.
Abraço do Beto