às 19:45 da sexta, o Banco Central anuncia que era uma vez a Tarifa de Renovação de Cadastro, como bem nos lembra o Moisés:
Li no InFoMoney: “O Banco Central proibiu, a partir desta sexta-feira (11), a cobrança de tarifa de renovação cadastral…”
Moisés
Ao entrar na página do Banco Central na Internet, vemos a nota à imprensa publicada naquele dia:
Banco Central aprimora regulação sobre tarifas bancárias
11/9/2009 19:45:00Brasília – A Diretoria do Banco Central decidiu nesta sexta-feira (11/09) promover aprimoramentos na regulamentação que instituiu a tabela padronizada dos serviços prioritários prestados pelo Sistema Financeiro Nacional às pessoas físicas. As mudanças visam, principalmente, eliminar a falta de uniformidade dos procedimentos adotados na prestação do serviço de renovação cadastral e melhor definir o fato gerador de alguns dos serviços prioritários.
Objeto de reclamações e questionamentos, a cobrança da tarifa de renovação cadastral passará a ser vedada a partir da entrada em vigor da Circular nº 3.466, de 11.09.09, publicada nesta sexta-feira no Sistema de Informação do Banco Central do Brasil (Sisbacen). A cobrança de tarifa pelo serviço de confecção de cadastro para início de relacionamento permanece admitida. O fato gerador desta tarifa é, exclusivamente, a realização de pesquisa em serviços de proteção ao crédito, base de dados e informações cadastrais, e tratamento de dados e informações necessários ao início de relacionamento de conta corrente de depósitos, conta de depósitos de poupança e operações de crédito e de arrendamento mercantil.
A descrição dos fatos geradores dos serviços de “Exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF)”, “Fornecimento de folhas de cheques” e “Fornecimento de extrato de um período de conta de depósitos à vista e de poupança” foi aperfeiçoada, para tornar mais clara as disposições da regulamentação em vigência há pouco mais de um ano. A denominação do serviço de “Fornecimento de extrato de um período de conta de depósitos à vista e poupança” foi alterada.
As tabelas com as mudanças aprovadas pela Diretoria do Banco Central do Brasil deverão ser divulgadas pelas instituições financeiras até o próximo dia 14 de outubro.Brasília, 11 de setembro de 2009
Banco Central do Brasil
Assessoria de Imprensa
imprensa@bcb.gov.br
(61) 3414-3462
Banco Central
Nosso grande amigo e glorioso participante assíduo desse blog, o Moisés ainda nos dá a dica:
Se você consegue se equilibrar com os SERVIÇOS ESSENCIAIS, cuidado com os pacotes “indicados” no momento da abertura da Conta Corrente e no relacionamento com a sua instituição financeira.
Moisés
Para ver a nova regra, Circular 3.466, clique aqui.
Ainda sobre nosso comentário anterior, em uma postagem atrás, em que o Diego também fazia suas observações, segue mais este alerta do Moisés:
Agora é ficar ligado no comportamento dos Bancos, com o fim desta “MINA DE OURO”…Eles não vão querer que a CAIXA D’ÁGUA (ganhos com tarifas) fique abaixo do nível máximo!!!
Moisés
Caro amigos, vamos ver se dá para termos um pouco mais de esperança, mas que uma barbinha de molho é bom, é.
Muito obrigado, Moisés. Você é o mensageiro das boas notícias.
Eu fiquei super feliz com esse post. Ponto positivo para o presidente do Banco Central. Moralização desse Brasil é por aí que começa, nossos representantes tem que dar o exemplo, e o glorioso blog do beto tem que cobrar e informar a sociedade do que esta ocorrendo nos bastidores do Sistema Financeiro!
Parabéns pra nós.
Estamos de olho!
Abraços
Beto,
O mérito da Ação que lhe informei, no outro momento, ainda será julgado, pois, os bancos vão colocar a tarifa de confecção de cadastro nas alturas. Quem é jovem, e abrir sua primeira conta, ou mesmo um trabalhador comum, poderá pagar algo surreal. Vamos ficar de olho, na luta pela moralização!
Olá, Diego,
Em breve vou discutir um pouco mais a tarifa de cadastro.
Você tem razão nesse seu comentário e na sua preocupação.
Abraço do Beto
Boa tarde Bet!
Andei sumida…ainda estou devendo o livreto com as dicas que aprendi sobre tarifas, renovação(que acabou, ufa!), manutenção de conta, etc…
Gostei tanto de pesquisar isso que acabei de entrar para a faculdade(novamente!),adivinha o curso: ciencias contábeis!
Estou adorando! Minha pesquisa vai ser complementada como que estou aprendendo, e o livro vai sair, sim.
Os meus problemas resolvi todos, tenho umaconta-poupança, na qual transfiro meu salario,sem onus. No Banco do Brasil, consegui aquela conta de serviços essenciais, a qual não pago nada para receber a pensão da minha filha da Marinha (nem pesquisa cadastral me cobraram).
Agora estou “atacando” os cartões de crédito, coloquei o itaucard na justiça especial do consumidor para revisão dos juros, pois sendo administradora de cartão e não financeira, não pode cobrar esses juros diabólicos, sic o banco central.
Um abraço, meu querido amigo!
Olá, Monique,
Que bom que você apareceu!!
Parabéns pelo curso e muito obrigado pelas suas dicas que são sempre muuito oportunas para os leitores do blog.
Abração do Beto
oi