10 Comentários

  1. Beto,

    Só temos que agradecer pela ótima atualização.

    Pena que a opção de comprar 0,2 de LFT está tão cara ultimamente, deixando os “micro-investidores” (como eu) com dificuldade para realizar aportes mensais.

    Abraço,
    Éverton

  2. Author

    Olá, Éverton,
    É, meu amigo, vou ver se converso com o pessoal do Tesouro aqui em Brasília para ver o motivo de não lançarem um novo papel mais barato. Talvez eles tenham problema quanto ao índice de acumulação e, como eles preferem vender outros papéis do que as LFT, acho que será difícil mudarem.
    Enquanto isso, vai de poupança mesmo e depois faz a migração para a LTF.
    Abração do Beto

  3. Ola.
    Tenho em torno de 60mil para investimento que nao seja o da poupanca.
    Gostaria que me ajudasse a escolher um investimento que nao tivesse riscos.
    Obrigado.
    Maravilhoso seu site..

  4. Author

    Olá, Felipe,
    Muito obrigado por seu comentário.
    Queria apenas informar que não existe um investimento que não apresente risco. Há aqueles que são menos arriscados em determinada característica do que outros.
    Aconselho você a dar uma olhada nos títulos do tesouro, no CDB-DI e tomar a sua decisão de investimento. Você deveria, se for o caso, procurar um consultor financeiro para orientá-lo com base no seu perfil e nos seus objetivos para este dinheiro. LEmbro que você deve evitar falar apenas com o seu banco sobre o assunto, senão acaba levando uma previdência privada para casa.
    Abraço do Beto
    Abraço do Beto

  5. Caro Beto,

    Descobri seu site pelo google e apesar de ainda não ter navegado em muitas das páginas, gostei muito do que vi. Seus textos são sempre simples e objetivos, perfeitos para leigos como eu.
    Minha dúvida é a seguinte: desde o final de 2008, tenho guardados U$ 2000,00. Não converti a quantia para reais porque quis esperar que a moeda americana voltasse a se valorizar frente ao real, o que não aconteceu e pelo que venho acompanhando pela mídia, não acontecerá tão cedo. Não tenho perspectivas de viagem ao exterior nos próximos anos, e tampouco tenho intenção de efetuar compras em dólares, para justificar a permanência da quantia em moeda estrangeira. O que seria mais adequado fazer para não continuar perdendo com a desvalorização cambial e começar a fazer o valor render?
    Devo transformar o valor em reais e aplicar em CDB’s? Ou em renda fixa? Ou em poupança, ou ainda investir no tesouro direto? Devo, talvez, conservar o valor e continuar esperando (ad infinitum?!) pela valorização da moeda americana?

    Desde já, agradeço.

  6. Cara eu tenho 4 mil no fundo Itau ações FI e o resto do dinheiro ke eu tenho está na poupança ke é +/- dez mil e eu tenho +/- o mesmo valor de dez mil no cdb progressivo Itau que dá agora pra mim 98% do cdi e a partir do ano que vem vai dar 100% do cdi ou seja eu tenho vinte mil na poupança+cdb e 4 mil no fundo.
    A taxa de administração do itau ações é 4% a.a e eu sei ke esse fundo no longo prazo pode esr mais alto ke de um de renda fixa mais eu to começando a achar ke a taxa está muito alta. Eu tipo naum kero mecher no dinheiro de nenhum desses investimentos nesse ano e nao sou muito chegado em risco prefiro ganhar um pouco menos mas nao ficar arrriscado a perder muito.
    O ke vc podia me ajudar? Será ke eu saio do fundo de ações do itau e boto onde? sera ke vale a pena ficar na poupança e no cdb?Valew cara!

    Sílvio Antonio Gouvea
  7. Author

    Olá, Sílvio,
    Eu acho que, no geral você está muito bem!
    Na minha opinião, você deveria manter sempre um pouquinho em ações, para diversificar, já que não gosta de correr riscos. Porém, a taxa de adminsitração do fundo está muito cara! Tente o PIBB ou, ainda, um fundo PIBB que você pode comprar no próprio Itaú, se não quiser abrir conta em uma corretora.
    Abraço do Beto

  8. Author

    Olá, Jackson,
    Muito obrigado pelo comentário e pela visita.
    Eu não sou vidente para saber qual será o comportamento do dólar nos próximos meses, mas chutaria que não haverá mudanças muito bruscas.
    Acho que, pelo valor, tanto faz você vender ou ficar como uma diversificação, embora, se ficar não receberá nada pelo dinheiro, visto que você não está aplicado em dólares, mas mantendo o dinheiro em espécie.
    Dito isso, se tomar a decisão de vender, dê uma lida novamente na postagem e tome sua decisão de onde investir.
    Vou publicar um simulado de rentabilidades em breve, o que pode ajudar sua decisão.
    Volte sempre e…
    Abraço do Beto

  9. Prezado Beto. Primeiramente, muito bom o seu site. Tem muitas matérias interessantíssimas que todo brasileiro deveria ler.
    Segundamente, estou com uma grande dúvida: tenho 10.000,00 que só pretendo utilizar daqui a 2 anos + uma disponibilidade mensal em torno de 200,00. Qual seria a melhor opção de investimento, aliando o menor risco possível com a melhor rentabilidade possível?

    Obrigada

Comments are closed.