Caros amigos, tendo em conta o aumento forte nas perguntas sobre aplicações específicas, reitero que o objetivo do blog não é o de prestar consultoria. Meu objetivo é discutir aspectos gerais dos produtos e serviços financeiros e, adicionalmente, externar minha opinião sobre as movimentações no mercado bancário.
De qualquer forma, sempre que puder fazer uma descrição de alguma modalidade de investimento, estarei aqui.
Prezado Beto,
Tudo bem?
Tenho aplicações em Tesouro Direto, e estou preocupado com as mudanças que estão ocorrendo com a taxa SELIC.
Tenho dois grupos de títulos, LTN010113 e NTNB-P150515.
As NTNB-P150515 foram compradas em 20/07/2011 (IPCA + 6,67% a.a). Ótima taxa, que não deverá se repetir.
Sim, provável que não se repita até o vencimento, mas não há quem possa garantir isso.
As LTN010113 são compostas por três lotes, compradas em 07/06/2010 (taxa de 12,10% a.a), 23/06/2010 (taxa de 12,33% a.a) e 10/12/2010 (12,52% a.a).
Todos os títulos estão rendendo mais que o pactuado. Dentro em breve estarão entrando na faixa de 15% de IR.
Estou pensando em vender tudo antes do vencimento, pois estarei ganhando bem mais do que aguardar a data pactuada e transformar tudo em NTNB-P150624 (IPCA + 4,45% a.a) ou NTNB-P150835 (IPCA + 4,66% a.a), garantindo deste modo altas taxas de juro por mais doze ou vinte e três anos, pois as taxas de juros deverão cair mais com a queda da SELIC.
Este raciocínio está correto?
Você levanta uma hipótese que não posso confirmar. Não sei se as taxas vão cair mais, menos ou se vão subir. Não gosto muito de certezas do mercado.
Como não tenho intenção de vender nos próximos quatro ou cinco anos, a possibilidade de perder quando vier a vender será muito menor, estou certo?
Se você tem a possibilidade de esperar este tempo, pode não enfrentar perdas nominais, isto é, receber menos do que o que pagou pelo título.
Tenho também aplicação em CDB e Fundos (pago menos de 1% de taxa de administração). Devo transformar pelo menos metade também em TD?
Acho que a taxa do fundo de investimento está ficando alta em razão da diminuição da taxa Selic. Quanto ao CDB, acho que não pé bom ficar muito concentrado em uma única modalidade de investimento.
Caro Beto, boa tarde!
No investimento de Longo Prazo muito se fala em focar nos dividendos, mas se estes saem do preço da ação, ao reinvestí-lo, estaria-se apenas recompondo o preço da ação.
Não seria o caso de focar ações de CRESCIMENTO, independente do dividend yield?
Olá, Oliveira,
Eu escrevi algumas postagens sobre dividendos e que, por coincidência, tratam disso:
https://www.betoveiga.com/log/index.php/2010/06/historinha-dos-dividendos-parte-i/
https://www.betoveiga.com/log/index.php/2010/07/dividendos-precos-acoes/
https://www.betoveiga.com/log/index.php/2012/04/dividendos-ou-juros/
Abraço do Beto