Hoje vai uma sugestão de abordagem, que é a que eu sigo, na hora de investir em ações (o que são ações). Quando vou investir em ações, uma das coisas que gosto de ver é a qualidade do negócio que as empresas realizam. Será que elas têm futuro? Será que o retorno do capital é investido é bom?
Sou, a princípio, fundamentalista, isto é, gosto de saber como está a empresa de um modo geral. Não gosto de empresas endividadas. Acho muito difícil prosperar nos negócios com um nível de dívidas muito alto. Aumenta muito o risco, sob meu ponto de vista.
Ainda sobre as dívidas, o descasamento entre a receita (em reais) e o passivo (em dólares), é outra coisa que não se encaixa muito no meu perfil, porque o risco aumenta ainda mais (será que sou conservador?).
Para quem quer investir em ações, sugiro que não fique por aí acreditando em história da carochinha, porque este é o melhor caminho para perder dinheiro conscientemente. O meu modo de agir é pensar que estou abrindo uma empresa. Seria uma atividade que eu avalio como de futuro, ou de rentabilidade?
Finalmente (por enquanto), não pense em ações para o curto prazo, porque não é compatível com uma atividade empresarial.