Há muito tempo, coloquei uma postagem aqui sobre a diferença entre tarifa e taxa.
Depois, fiz uma postagem sobre os efeitos das taifas sobre a receita com o crédito.
Parece que agora a situação está mais clara nos balanços dos bancos. Segundo o Jornal Valor, em uma matéria intitulada “Receita de serviços já cresce menos”, publicada na semana passada “as novas regras para as tarifas bancárias já começam a ter impacto nos resultados dos bancos. Nos doze meses terminados em março os seis maiores bancos de varejo tiveram um aumento de 11,6% nas receitas de serviços, abaixo do crescimento médio anual ao redor de 20%, exibido anteriormente.”
No meu humilde entendimento, não são as tarifas que começaram a crescer menos, na realidade, elas estão sendo cobradas menos nas operações de crédito, como forma de aumentar os juros e prejudicar a comparação.
A divulgação do CET foi fundamental para esta separação porque os bancos não têm mais a prerrogativa de utilizar a tarifa para cobrar uma taxa de juros mais alta, uma vez que ela fica visível com o CET.
Apesar disso, acho que é apenas o começo, e as pessoas ainda precisam informar-se melhor para que este efeito seja mais evidente. Não tenho certeza de que os consumidores estejam solicitando aos bancos, financeiras e assemelhados que informem o valor do CET, mas espero que, em breve, isso venha a ocorrer.