Aprovito o comentário da Monique para transformá-lo na última postagem do ano.
Dedico esta postagem a todos que, como a Monique, têm a garra de brigar por seus direitos. Inclusive, com a mudança de fornecedor, se for o caso.
OI, Beto!
Resolvi cancelar a conta no itau!
Estou tratando de mudar o recebimento da pensão da minha filha para o BBrasil, lá não vão me cobrar nada e me dão desconto de 50% na renovação cadastral da conta dela (a taxa é de 23 reais semestral, sem desconto).
Quanto ao meu salário, dei entrada na prefeitura pedindo a abertura de conta-salário para receber meus vencimentos e avisando que estou encerrando a “minha” conta comum no itau a partir de fevereiro.
OU a prefeitura abre uma conta-salário pra mim OU
vão ter que dar um jeito de me pagar o meu salário de alguma maneira.
A funcionária da prefeitura primeiro disse que eu não podia cancelar a conta, aí eu aleguei que a conta é “minha” e encerro quando quiser. Então ela disse que eu teria que receber na boca do caixa, repliquei dizendo que eu já faço isso todos os meses, a diferença e que eu não vou pagar nada por isso, pois pela constituição federal, em que é baseada o estatuto do servidor municipal, não pode haver retenção de salário do trabalhador (…retenção dolosa de salário…), não lembro agora do artigo.
Quero ver no que vai dar esta briga…
Um abraço, Beto, e vocês, leitores do blog do Beto, não percam os próximos capítulos desta odisséia contra as famigeradas tarifas bancárias…
THAN..THAN..THAN!!!!
É isso aí, Moniique, estamos contando com o suas notícias e sua estimulante participação no site. Que seja um estímulo para todos que aparecem por aqui.
Oi, Beto!
Novidades!
Fui abrir a tal conta de serviços essenciais no B . Brasil e tentaram me empurrar a conta de serviços prioritários, ou seja, um pacote de serviços prioritários, no valor simbolico de 9 reais mensais.
Eu me fiz de “burra” e fui em outra agencia e abri um conta “comum” e na hora de assinar aquele monte de papéis, prestei bem atenção e vi que tentaram “enxertar” um contrato de cesta de serviços, só que no espaço em branco, coloquei a opçãp “N”…Ou seja não quero aderir a nenhum pacote de serviços, vamos ver no que dá…
Sabe o que descobri hoje, xeretando na secretaria onde sou lotada? Que realmente, somos “obrigados” a receber no banco itaú, mas…não somos obrigados a ter uma conta “comum”, aquela dita cuja, que nos foi enfiada goela a baixo.
Devido ao “convênio” firmado pela prefeitura e o itaú, é possivel a abertura de uma conta-salario sim, eu estou correndo atrás agora deste documento que firmou o tal convênio.
Parece ser parecido com o mesmo dos outros colegas do Brasil, que estão se queixando do mesmo probleminha.
E aí, gente? Alguém sabe do tal documento, edital?…Beto, você sabe alguma coisa sobre esse convênio?
Alguèm me dê uma luz !….
Estou preparando tipo uma apostila sobre tudo de tarifas bancárias e pacote de serviços, dos bancos mais conhecidos, como o itaú, bradesco, caixa economica, Banco do Brasil, tudo atualizado e mandar pra você Beto na tentativa da gente alertar o maior número de pessoas possível, para que não caiam neste “golpe” e encerrem suas contas ditas “salários” mas que pagam manutenção mensal e a tal renovação cadastral.
Garanto que a prefeitura da sua cidade vai ter que dar um jeito de lhe pagar, e pelo que sei, abrir uma conta-salário ou o banco transferir sem ônus, seu salario para outro banco de sua preferencia.
Assim que cair na conta do Banco do Brasil o primeiro valor da pensão da minha filha, vou no itaú dar adeuzinho…
E ficar de olho no Banco do Brasil, pra não me cobrarem manutenção de conta, pois eu preenchi “N” de não na adesão a qualquer pacote de tarifas.
Será que estou chegando ao fim dessa Odisséia?…
Enfim, consegui que a pensão da minha filha fosse depositada no BBrasil, este mês já caiu nesta conta. Hoje também fui no itau, pedir o histórico de movimentação financeira, com outra funcionaria, uma novata. Amanhã vou pegar o tal histórico, onde comprova que a pensão entrava como depósito, ao qual tenho direito e o itau não poderia me cobrar nada. Só que a “esperta” da gerente de contas me disse que não é propriamente um deposito e sim uma “transferencia bancaria” e por esse motivo que é “cobrado” de minha conta a famigerada manutenção, além é claro, da tal renovação cadastral.
Então, estou só juntando munição para pedir a restituição de toda a tarifa que foi cobrada sem motivo real. No juizado de pequenas causas, apesar de já saber que vai demorar, mas com certeza vou receber tudo e mais um pouco.
Ah, e amanhã vou finalmente ENCERRAR esta conta “comum” na qual recebo o meu minguado salário, e pagar pra ver. Segundo a Secretaria onde sou lotada, a obrigação de abrir uma conta-salario é do itau, pelo que foi firmado no convênio. Ou resolver de que jeito vão me pagar. Me aguardem!
Esqueci de dizer: o BBrasil, no qual consegui abrir uma conta, sem pagar nada, já telefonou pra pedir pra mim escolher uma adesão. É pra rir!
Disse para a funcionária, que não quero, obrigada, vou ficar somente com os serviços essenciais, que não são cobrados. Ainda bem que risquei o “N” bem grande no contrato de pacotes e serviços e agora que a conta já foi aberta, não tem como me cobrarem.E nem tem como eles encerrarem a conta, quem mandou abrirem…
Quiseram bancar os espertos deixando em branco a opção para depois preencherem, se deram mal.
Abram o olho, gente!
IUPI!!!!!
Me livrei da conta corrente do itau!!!!!
Agora só vou lá receber meu salario por via DOC, sem despesas.
Fui lá receber, pois sou funcionaria da prefeitura concursada, e sem conta corrente (encerrei no mes passado), a gerente de contas veio logo dizendo: ah, Monique tu não vais conseguir receber teu salario…
E me encaminhou para a gerente geral da agencia, que veio querer me empurrar uma nova conta corrente, dizendo que eu não iria pagar nenhuma tarifa (nem manutenção e nem renovação cadastral), desde que eu somente fizesse dois saques e cinco extratos, mas que os saques fossem feitos no caixa eletrônico.
Boa essa, né?
SE, no caixa eletronico eu conseguisse tirar todo o meu salario, o que não é possivel, pois o maximo é de 500,00 em cada saque.
Seguindo a lógica, eu ultrapassaria os dois saques permitidos para não serem cobradas as tarifas.
Por quê todo gerente pensa que a gente é burra, ingênua ou medrosa?
Eu disse que não, preferia receber de outra maneira.
A gerente geral disse: de que maneira?
Da maneira que diz o covenio, que eu pedi para ver na integra, e o qual ela não tinha no momento…
Resumindo, a outra maneira é receber por DOC, que é a ordem de pagamento, sem onus, pois é recebimento de salario, e não pode ser cobrado NADA (não caia nessa de cheque avulso, que custa 12,00).
A gerente disse que eu teria que ir todo inicio de mes com ela receber assim.
Sem problema, eu já ia mesmo todo mes receber, só que agora, a diferença é que não pagarei NENHUMA tarifa por isso.
Sabe de quando é a minha economia anual? 12 vezes 8,50 (manutenção mensal até o momento) mais 3 vezes 13,00 (renovação cadastral cobrada em cada semestre). Total: 180 reais de economia!!
NA agencia onde abri a conta para receber a pensão da minha filha e usar os serviços essenciais, no Banco do Brasil, pagarei 46,00 de renovação cadastral, somente,pois eu não aderi a nenhum pacote de serviços.
Agora, vou terminar de escrever o livreto sobre tarifas que estou devendo pra vocês.
Obrigada Beto, graças as suas orientações tive a coragem de seguir em frente, trocar de banco e não ser mais explorada.
Muito obrigada!!