Uma interessante pergunta sobre investimentos na bolsa para um prazo inferior a cinco anos:
Oi Beto,
Primeiramente parabéns pelo seu site.
Esse mês vou receber um valor de R$10 mil extra (equivalente a 2 salários meus) e não sei onde aplicar (vou precisar desse dinheiro no final do ano que é quando eu me caso).
Atualmente o que eu tenho de investimento é R$ 12 mil em ações diversas, onde tenho conseguido relativo sucesso comprando apenas na baixa.
Será que também devo aplicar esse dinheiro extra que receberei na bolsa? Ou será que existe alguma opção mais interessante nesse momento?
Abs e obrigada,
Mayra
Olá, Mayra,
Primeiramente, obrigado pelo elogio ao site.
Eu queria também dar os parabéns pela sua boa atuação na bolsa.
Como eu falei na postagem anterior, não posso ficar dando indicação de investimentos no blog. Se você tivesse feito uma pergunta bem específica entre dois investimentos poderia dizer o que acho sobre cada um.
O que você deve ter em mente, contudo, é que a bolsa não é o melhor caminho para quem tem uma data certa para sacar o dinheiro. Principalmente se essa data é muito próxima, como é o seu caso.
Dê uma avaliada em opções mais conservadoras, como os CDB-DI (com um percentual superior a 97%), ou o Tesouro Direto (LFT- Selic) com baixa corretagem. Acredito que eles possam ser indicados para o seu caso.
Boa aplicação
Olá Beto,
já me considero do clube, fã de carteirinha, pois o acompanho há bastante tempo.
Estou vendendo um apartamento (+- 100 mil Reais)porque acho que a renda (400 Reais mensais)é muito pouco em relação ao capital. E ainda tenho que pagar IR. Até a poupança com o pouco que oferece rende mais por causa de outras vantagens.
Agora estou em dúvida no que aplicar depois que vender o apartamento. Tenho 60 anos, não tenho dependentes, não dependo do aluguel para viver mas perder capital não quero. Sou daquele tipo “dou linha mas não largo o carretel”.
Aplicações um pouco arriscadas, sim, mas sem perda de capital. E nada muito longo, no máximo 2 anos.
Estou querendo demais?
Abraços
Malu
Olá, Malu,
Muito obrigado pelo seu comentário! Sinto-me honrado em ter você como leitora.
Com relação à sua pergunta, eu a respondi na postagem de hoje:
https://www.betoveiga.com/log/index.php/2011/04/opcoes-conservadoras-de-investimento/
Abraço do Beto